quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Vestircomunicando!

Por que vestir? Segundo a antropologia moderna, não só pra nos proteger, ou mesmo por pudor, sobretudo para nos adornar. Não é por nada que de manhã nos deparamos com diversas opções no guarda-roupa e, na mínima das preocupações, escolhemos algo que ao menos cubra o nosso corpo pra não sairmos nus.

Se pela cultura da nossa sociedade nos vestimos o senso ainda vai fazer a danada pergunta: com que roupa eu vou? Pode ser de acordo com o clima, com a ocasião, com as tendências ou mesmo pelo contrário de quem decide ser radical. Fato é que a escolha é fator de identificação da personalidade, classe social, preferência e até mesmo humor. Como nos mostramos, ou deixamos de mostrar, quando vestimos é uma forma de expressão, ou melhor, de comunicação.



Mesmo sem perceber, criamos estereótipos que correspondem a relações de conceitos pré-moldados que julgam as aparências. Na griffe, na cor, no tamanho, tudo forma um conjunto que tende a ser harmonioso com aquilo que se espera ao formatar o estilo de cada pessoa e que, de forma sutil, traspareça o nosso ser.

Esses fatores de opções individuais que nos moldam quando colocamos algum adorno podem ser parte comum que identifica determinado grupo, as nossas estampas. Como uma marca registrada algo passa a ser aderido por um bom número de pessoas mas de forma própria ao seu modo.

Tal comportamento de adesão uniforme dá origem a várias funções significativas para o adorno utilizado, e nesse emaranhado de significações é concebida a manifestação artística da moda como conteúdo estético. Sim, estético no contexto de provocar uma cachoeira de emoções no emissor e no receptor, ou seja, em quem veste e em quem observa.

Assim, a aparência carrega informação e plástica no momento em que se opta por uma roupa, esmalte, titura, sapato...
Frescura? Futilidade? Pelo contrário. Nada como a arte para se expressar da cabeça aos pés. É por isso que, não somente como forma de identificação, a moda e seu belo universo será mais que um tema relevante aqui no Estampa. Vista-se e comunique!

Quer saber mais conceitos sobre moda e comunicação?
Leia a monografia de
Patrícia da Silva Stefani MODA E COMUNICAÇÃO:
A INDUMENTÁRIA COMO FORMA DE EXPRESSÃO

3 comentários:

  1. Condordo em tudo, Vista-se e comunique!
    Alias, eu acho que muita gente deveria ler esse post.

    (:

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  2. Bom post, o mais importante é ter atitude e se vestir de acordo com seu bem estar e sua personalidade, com acessorios e um bom look, vestir é uma arte!

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  3. Roupa diz bem o que a pessoa é. Realmente é uma forma de comunicação.

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